Avaliação e Cálculo de Recursos e de Reservas
A avaliação de Recursos e de Reservas minerais é um processo crítico que resulta da aquisição de informação, em quantidade e em qualidade, que permita a correta caraterização de um corpo mineralizado.
É um processo complexo e multidisciplinar, exigindo competências ao nível da geologia, depósitos minerais e geoestatística, seguindo quatro fases principais: preparação, investigação, criação do modelo e validação. A fase de preparação é crucial para assegurar a integridade da base de dados assim como a correlação entre os resultados das concentrações das amostras com os dados de controlo. A segunda fase envolve uma análise detalhada das concentrações dentro dos domínios geológicos onde são avaliadas as relações estatísticas e espaciais. A terceira fase consiste na criação do modelo geológico 3D do corpo mineralizado e na estimação dos recursos. A última fase consiste na validação do modelo criado.
Os Relatórios de estimação de recursos e de reservas são elaborados por técnicos qualificados (Qualified Persons) de acordo com regras estipuladas em normativo internacionalmente aceite, como p.e., a Canadian National Instrument 43-101 (NI 43-101) e a Australasian Code for Reporting of Mineral Resources and Ore Reserves – Joint Ore Reserve Committee (JORC).
A experiência da VISA Consultores na modelação geológica, definição de domínios geológicos, gestão das bases de dados e na estimação de recursos assegura os princípios de Materialidade, Transparência e Competência exigidos por essas normas.
VISA Portugal
Rua A Gazeta de Oeiras, 18-A,
2780-171 Oeiras,
Portugal
Contactos
Telefone
(+351) 214 461 420
Telemóvel
(+351) 962 503 650
Fax
(+351) 214 461 421
Geral
geral@visaconsultores.com
Comercial
comercial@visaconsultores.com
Contacte-nos