GEOTECNIA

A prospecção e caracterização geotécnica são fundamentais na conceção de uma mina ou pedreira, influenciando todas as fases subsequentes, tanto as de projecto como as de execução.

De facto, a garantia da estabilidade das cavidades mineiras é fundamental para evitar a perda de vidas humanas, danos em equipamentos e infraestruturas, pausas na produção e alcançar a recuperação das reservas estimadas.

Para assegurar essa estabilidade é essencial realizar uma boa caracterização do maciço rochoso, a qual é efetuada através da recolha periódica de dados geomecânicos, de mapeamentos, de registos, da interpretação estrutural e de análises de estabilidade, podendo recorrer à definição e implementação de sistemas de suporte e de instrumentação.

A utilização dos métodos apropriados de caracterização, aliados à sua competente execução, são factores primordiais na qualidade do reconhecimento geotécnico, permitindo aos diferentes especialistas a adopção de alternativas e critérios de cálculo menos conservativos. Para que estes métodos cumpram os seus desígnios, é fundamental que sejam executados por geólogos, engenheiros, geofísicos e técnicos, competentes e experientes, que garantam qualidade ao reconhecimento efectuado.

Da mesma forma, o controlo da estabilidade e a instrumentação dos trabalhos mineiros são muito importantes para detectar e monitorizar os fenómenos de instabilidade que se possam manifestar durante os trabalhos. Para dar resposta a este nível os nossos serviços incluem o projeto de sistemas de suporte e a definição, a implementação e a gestão de sistemas de instrumentação.

  • Mecânica das rochas

  • Mecânica dos solos

  • Instrumentação e monitorização

  • Estabilidade de taludes

 

CONTACTAR