PROSPEÇÃO E PESQUISA

O desenvolvimento de um projeto mineiro, desde a ocorrência de um determinado mineral ou matéria-prima até à fase de produção propriamente dita, é um processo complexo, demorado e multidisciplinar. Em termos económicos é uma das atividades de maior risco de retorno do capital investido.

Todas as matérias-primas minerais que utilizamos são oriundas da crosta terrestre. Os vários elementos que constituem a crosta não estão distribuídos regularmente, antes ocorrem na forma de uma mistura de minerais, com a predominância de alguns elementos maiores na sua estrutura.

As irregularidades nessa distribuição elementar são geradas por processos geológicos e climáticos, resultando, nalguns casos, numa concentração anómala desses minerais.

A ocorrência de um determinado mineral ou matéria-prima é um mero indício que carece sempre de investigação complementar que permita revelar o seu real significado, relevância e interesse económico.

Um Recurso Mineral é uma concentração ou uma ocorrência de materiais na crosta terrestre, à superfície ou em profundidade, com intrínseco interesse económico, e que, pela forma e quantidade em que ocorrem ou pela concentração e qualidade que apresenta, justifica o desenvolvimento de trabalhos de prospecção e pesquisa tendo em perspectiva a sua futura exploração.

Essas concentrações são definidas como Reserva Mineral sempre que se demonstre serem passíveis de exploração vantajosa do ponto de vista económico, no momento atual, uma vez considerados aspectos de natureza regulamentar, social, ambiental, logística, técnica e de mercado.

Os trabalhos de Prospecção e Pesquisa são, na realidade, as primeiras fases de qualquer projeto mineiro.

Os serviços que a Visa disponibiliza para esta área são:

Elaboração de planos de prospeção e pesquisa

Cartografia geológica

Modelação Geológica tridimensional

Controlo de qualidade na prospeção

Análise de log`s de sondagem e gestão da informação

Seleção de áreas para implantação de minas e pedreiras

 

CONTACTAR