Planos de Recuperação Paisagística

A recuperação paisagística é o processo que visa reabilitar ou requalificar uma área degradada, com vista a restabelecer ou a criar condições que valorizem o espaço em termos ecológicos, produtivos e estéticos, integrando-o ambiental e paisagisticamente na envolvente. Neste sentido, a filosofia de conceção do projeto pode propor a restituição da aptidão original do espaço (reabilitação), ou a reconversão (requalificação) para um uso distinto do anterior, tendo como objetivo final a minimização dos impactes ambientais motivados pelo fator que originou a degradação.

Neste sentido, a reabilitação visa o restabelecimento do equilíbrio e funções ecológicas do ecossistema afetado, recuperando a sua flora e fauna autóctone, enquanto a requalificação pretende conferir ao espaço afetado um uso e função diferente do existente originalmente, como por exemplo, industrial, florestal, agrícola, de lazer, urbano, etc.

A VISA Consultores, possui vasta experiência na execução de projetos de recuperação e integração paisagística, nomeadamente, no desenvolvimento de Planos Ambientais e Recuperação Paisagística para explorações mineiras em atividade ou na fase de encerramento.

CONTACTAR