Estudos de Ecologia (Fauna e Flora)

Atualmente as empresas mineiras são obrigadas a cumprir normas ambientais, de funcionamento e de encerramento bastante apertadas, de forma a assegurar que a área de exploração mineira é intervencionada de forma controlada, e que no final da atividade regressa à sua condição inicial, próxima da inicial e, em alguns casos até, recuperando passivos ambientais. Em particular, é hoje dada extrema relevância à preservação dos valores ecológicos, existindo inclusive regulamentação transnacional de conservação da natureza.

Os impactes sobre a flora e vegetação decorrentes da execução de um projeto mineiro são essencialmente resultantes das atividades que promovem a destruição da vegetação, como a desmatação e a decapagem. Devido às características da atividade, a eliminação do coberto vegetal é inevitável em toda a área de extração (quando é feita a céu aberto) e nas áreas de instalação de infra-estruturas de acesso e de suporte.

Também a eliminação da camada fértil do solo, através de ações de decapagem, o aumento dos declives, o aumento da erosão e a eliminação do banco de sementes do solo, criam dificuldades à regeneração natural das espécies vegetais. A emissão de poeiras e de gases, associadas essencialmente ao transporte, provocam também alterações no coberto vegetal, principalmente nas zonas envolventes à área em exploração.

A destruição do coberto vegetal decorrente da atividade mineira tem como consequência direta a perda de biótopos para a fauna, o que leva ao afastamento de algumas espécies para áreas não intervencionadas. A perda de biótopos não é a única responsável pelo afugentamento das espécies. Também o impacte visual, o ruído e as poeiras provocam, em maior ou menor escala, o afastamento de espécies faunísticas.

A VISA Consultores realiza estudos de caracterização do coberto vegetal natural potencial, bem como a caracterização das fitocenoses presentes na área de intervenção. Ao nível da fauna, os estudos realizados consistem na determinação dos vários parâmetros biológicos, entre os quais a composição específica das zoocenoses, a abundância relativa de algumas espécies e o tipo de presença ao longo do ciclo anual.

CONTACTAR