Estudos Hidrogeológicos

A escassez dos recursos hídricos, em quantidade e qualidade, torna cada vez mais relevante a disciplina de Hidrogeologia na atividade mineira.

O incremento do conhecimento científico sobre a circulação das águas subterrâneas e a geometria dos reservatórios, e o desenvolvimento da informática, tornaram possível a aplicação de modelos matemáticos evoluídos, capazes de prever o comportamento dos aquíferos perante diferentes cenários de utilização.

Em Portugal, a modelação matemática de aquíferos tem sido desenvolvida por uma equipa restrita de investigadores, sendo a VISA - Consultores pioneira na sua divulgação com recurso ao software Visual Modflow 2.8 (® Waterloo Hydrogeologic Inc, 1995-1999) que integra os módulos de modelação de escoamento MODFLOW e de rastreio de partículas MODPATH. Este software é internacionalmente reconhecido como ferramenta de modelação ambiental nomeadamente no estudo de perímetros de proteção de captações e na simulação do comportamento de contaminantes em vários contextos hidrogeológicos.

A equipa da VISA Consultores realiza estudos hidrogeológicos em minas e pedreiras, permitindo prever impactes da atividade ao nível da quantidade e da qualidade da água, antecipar medidas de minimização e estabelecer rotinas de monitorização adequadas.

CONTACTAR