Sistema de Gestão da Qualidade

O Decreto-Lei n.º 113/93, de 10 de Abril, alterado pelo Decreto‑Lei n.º 4/2007, de 8 de Janeiro, transpôs para o direito interno a Diretiva 89/106/CE, de 21 de Dezembro, relativa à marcação CE dos Produtos de Construção. Esta obrigação legal recai sobre dois tipos de produtos obtidos diretamente da indústria extrativa:

- os resultantes da transformação primária, como produtos de rocha ornamental ou agregados;

- os resultantes de uma transformação fabril secundária, como produtos de cimento, de cerâmica e misturas betuminosas.

A Marcação CE é aposta quando a empresa demonstra que o seu sistema de gestão de qualidade está conforme com o estipulado nas normas homologadas, nestes casos para os produtos cuja aplicação se destina a obras de construção.

A implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (IS0 9001) visa criar um instrumento, que permita aumentar a satisfação e a confiança dos clientes, reduzir custos internos, melhorar a produtividade, otimizar continuamente a imagem e os processos, para além de facilitar o acesso a novos mercados.

Analogamente, e geralmente após a obtenção da certificação de qualidade, uma empresa pode, e tem o processo mais facilitado, implementar outros sistemas de certificação, nomeadamente o Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001) e o Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (OHSAS 18001).

A implementação de um sistema de gestão integrado permite uma maior interligação nos processos, aumentando a possibilidade de correção de lacunas facilitando, simultaneamente, a gestão da documentação. De facto, dado que as normas de gestão de qualidade, ambiente, saúde e segurança foram criadas com a mesma estrutura lógica, é possível conceber, implementar e auditar os três sistemas em simultâneo.

Os nossos serviços passam pela implementação de sistemas de gestão da qualidade e incluem auditorias, formação e consultoria, nomeadamente em:

  • Marcação CE

  • Sistemas de Gestão Integrados de Qualidade, Ambiente, SS

  • Sistemas de Gestão de Qualidade, para a Certificação ISO 9001

  • Sistemas de Gestão Ambiental, para a Certificação ISO 14001

  • Sistema de Gestão de Segurança e Saúde, para a Certificação OHSAS 18001


CONTACTAR